Dicas domésticas

Roupas

PARA TIRAR MANCHAS DE:
BATOM
Coloque um pouco de vaselina sobre a mancha, lavando em seguida com água e sabão.
CAFÉ - Esfregue uma pedra de gelo sobre o local e depois enxugue com uma toalha branca.
CHICLETE - Esfregue um pedaço de gelo sobre a mancha até que o chiclete se desprenda.
TINTA DE CANETAS - Use água morna, suco de limão e leite cru.
VINHO TINTO - Mergulhe a peça numa vasilha com leite, ferva e deixe de molho até que a mancha desapareça.

  PASSAR ROUPAS - Para diminuir o tempo que gastamos para passar uma peça de roupa, basta colocar uma folha de alumínio embaixo do forro da tábua de passar. O tempo fica reduzido à metade.

  LAVAR ROUPASÉ incrível a diferença que faz 1 colher de sopa de Lysoform na roupa lavada (branca ou colorida) na máquina ou no tanque. Coloque na última enxaguada, deixe de molho junto com o amaciante. O cheiro de limpeza fica muito mais ativo. Tira a gordura da roupa e mata bactérias e micróbios que vão acumulando na trama dos tecidos enquanto andamos por aí. É ótimo para as roupas das crianças.

Para lavar roupas finas e delicadas (à mão) use XAMPÚ. Guarde os restinhos em um vidro e utilize para tecidos finos, como seda, etc.  

 

NOVO – TINGIMENTO - Após tingir as roupas, use fixador próprio. Nas lavagens subseqüentes, mergulhe-as em vinagre e não em sal. O sal funciona, mas deixa as roupas ressecadas, vinagre é bem melhor e não tira a maciez dos fios. Se quiser preservar a cor das suas roupas por mais tempo, faça o mesmo. Pode misturar um pouco de amaciante, não há problema nenhum, depois pendure para secar.

NOVO – MAIS BRANCO – Acabamos esquecendo que existe anil. Um tiquinho não deixa a roupa azulada, funciona.

NOVO – COM JEITO DE ROUPA SAÍDA DA LOJA – Para passar roupas brancas ou de cores claras e deixá-las com cara de primeiro uso, experimente misturar uma colher de sopa de Maizena em uns 4 dedos de álcool. Essa mistura dá para passar umas 3 blusas ou camisas. Quando for dar a última repassada na roupa, na última passada do ferro,  borrife a mistura na roupa com um borrifador. Se der umas manchinhas pequenas não se assuste: é só passar uma toalhinha branca, limpa, ou com a mão mesmo, as manchinhas desaparecem, é apenas excesso. Em todo caso, evite borrifar deixando essas manchinhas que na hora  dão susto na gente, ok?

MANCHAS EM GERAL - Tenha o cuidado de nunca passar a ferro uma roupa que manchou, porque o calor do ferro tende a fixar o estrago. Solucione o problema antes de passar a ferro.

6 Comentários »

  1. Como eu faço pra retirar manchas de suor debaixo do braço de camisas e camisetas?

    Resposta: Marta, se a mancha a que você se refere é por perda de tingimento, nada a fazer. Mas se a mancha apenas escureceu a roupa, esfregue sabão de côco seco, deixe um tempo e depois lave com água morna, novamente com sabão de côco. Se for roupa branca, deixe ficar no sol, ainda molhada com o sabão, até secar. Se não sair, tente água fria com sal (5%) e amoníaco. Espero ter te ajudado.

    Comentário por Marta — agosto 25, 2008 @ 3:13 pm

  2. Qual o melhor produto e a forma de limpar paredes de gesso. A tinta da parede é a base de água.
    Percebo que a parede fica manchada quando limpo com bucha e detergente.

    Resposta: Olá, Adelaide. Bem… A dica é limpar com sapóleo em pó, branco. Coloque sapóleo em uma esponja molhada e passe na parede manchada. Seque imediatamente com um pano branco e limpo. Não use pano colorido, pois pode passar tinta do tecido para a parede. Evite que escorra pela parede, ok? O sapóleo pode ser passado em paredes de gesso ou mesmo de PVA. Fica melhor nas paredes brancas, mas se forem pintadas em cores, teste antes em uma parte mínima, e escondida, sempre o mais perto do chão possível. Abraços, obrigada pela visita.

    Comentário por Adelaide — setembro 3, 2008 @ 1:26 pm

  3. COMO FAÇO PARA DEVOLVER O BRANCO PARA AS ROUPAS, PRINCIPALMENTE DE LÃ E LINHA? E TAMBÉM COMO FAÇO PARA TIRAR DAS CAMISAS, AUELE EXCESSO DE DESODORANTE QUE FICA GRUDADO E NÃO SAI QUANDO LAVAMOS E DEIXA MAL CHEIRO NA ROUPA?

    Resposta: Oi, Marcia. Antes de lavar as roupas de lã e linha (brancas) esfregue (bastante) uma barra de sabão de côco na roupa, o sabãodeve estar bem seco. Deixe uns 10 minutos e depois lave com água morninha, de preferência água corrente. Não esfregue a lã quando lavar, vá apertando bastante, até ficar limpa. Alguns tipos de lã, as mais finas, podem ser lavadas colocando em uma panela com água e um pouco de detergente de cozinha. Coloque a água para ferver e, quando ferver, desligue o fogo. Deixe uns 10 minutos de molho e depois lave em água fria, com sabão de côco. Jamais pendure para secar. Coloque jornal por baixo de uma toalha branca e estenda a roupa na toalha até o jornal sugar toda a água. Estenda na horizontal, não pendure. Esse processo também tira as marcas de desodorante que grudam na roupa branca (de tecido). Se a roupa for colorida e o desodorante estiver grudado, aconselho levar para uma lavanderia especializada para lavar a seco.

    Quanto ao odor de corpo que fica nas roupas, nas lojas há um spray para tirar cheiros da roupa. É ótimo, funciona, inclusive quando vamos comer em um restaurante e o cheiro de gordura gruda na roupa, esse spray tira todo o cheiro na mesma hora.
    Abraços, obrigada pela visita.

    Comentário por Márcia — outubro 5, 2008 @ 5:47 pm

  4. Vc.tem alguma dica para tirar mancha de mofo (bolor) das roupas?

    Resposta: Oi, Rose. Olhe, bolor causa uma das piores manchas e das mais resistentes, quase sempre não dá para contornar. Comece as tentativas de removê-las colocando a roupa em uma panela com água e detergente de cozinha, deixe ferver e depois lave com água morna. Use sabão de côco para lavar. Se não sair, tente deixar a roupa de molho um tempo no vinagre. Se ainda resistir, tente deixar a roupa no sol , molhada com sabão de côco, durante bastante tempo , vá lavando e repetindo a dose até sumir. Aviso: na maioria das vezes não somem nem com reza!

    Se a roupa for colorida, é preciso avaliar se o mofo atuou sobre a cor do tecido, tirando-lhe a cor nos lugares afetados. Se for isso, a melhor opção é tingi-la depois de lavar bem lavada.

    O mofo nada mais é do que um fungo que aparece quando há muita umidade no ar, e fungo prolifera, espalha-se nos armários e outros lugares fechados, úmidos e escuros. Algumas vezes a ação do fungo é tão forte que chega a furar tecidos. Leia uma matéria que está neste link da Unilever, chega até a assustar a gente:

    http://www.unilever.com.br/ourbrands/aroundthehouse/mais_artigos/aprenda_mofo.asp

    Abraços.

    Comentário por Rosana — outubro 31, 2008 @ 8:57 am

  5. como fasso para tirar cola de sapateiro da roupa

    Comentário por priscila — novembro 4, 2008 @ 9:00 pm

  6. Oi, Priscila! Você não explicou em qual tipo de tecido a cola grudou, mas geralmente o Varsol funciona em roupas brancas ou de cor. Espero que consiga resolver. Abração!

    Comentário por nandap — novembro 4, 2008 @ 9:54 pm


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Silver is the New Black. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: